Novas tecnologias na educação: relato de pesquisas e experiências e algumas outras coisinhas
segunda-feira, 25 de novembro de 2019
domingo, 10 de novembro de 2019
domingo, 13 de outubro de 2019
terça-feira, 23 de julho de 2019
Memorial Descritivo
Clique na bandeira verde para iniciar.... após clique no meu rosto para abrir o jogo!
Siga o percurso movimentando a Jaque utilizando as setas de direção do teu teclado. Vá encostando nas pessoas ou objetos na ordem que eles vão aparecendo no percurso!
Siga o percurso movimentando a Jaque utilizando as setas de direção do teu teclado. Vá encostando nas pessoas ou objetos na ordem que eles vão aparecendo no percurso!
sábado, 29 de junho de 2019
terça-feira, 7 de maio de 2019
terça-feira, 9 de abril de 2019
sexta-feira, 29 de março de 2019
domingo, 17 de março de 2019
sábado, 16 de março de 2019
sexta-feira, 15 de março de 2019
Obstáculos Epistemológicos segundo Bachelard
São entraves para a construção do conhecimento científico, obstáculos. Dentre os quais se destacam os seguintes segundo o filósofo:
- EXPERIÊNCIA PRIMEIRA - Dá-se preferência às imagens e não às ideias. Quando o professor busca fazer um experimento, ele deve tomar o cuidado para que este seja apenas uma ferramenta auxiliar ao conhecimento ensinado, e não deixar que esse experimentos seja só uma sucessão de resultados visualmente interessantes.
- CONHECIMENTOS GERAL - ausência da explicação. Generalizações pré-científicas, que podem tornar um conhecimento extremamente vago. Ocorre quando uma lei fica tão clara, completa e fechada, que dificulta o interesse pelo seu estudo mais aprofundado e questionamento.
- OBSTÁCULO VERBAL - mau uso de analogias, metáforas. Há uma tendência de associar uma palavra concreta a uma abstrata, Bachelard seria favorável ao uso das metáforas e analogias depois da apresentação da teoria e não antes, pois devem ser um auxílio e não o foco principal.
- CONHECIMENTO UNITÁRIO E PRAGMÁTICO - procura de um caráter utilitário para os fenômenos como princípio de explicação. Resultando que muitas generalizações exageradas provêm de indução pragmática ou utilitária.
- SUBSTANCIALISMO - em parte oriundo do materialismo promovido pelo uso de imagens ou da atribuição de qualidades.
- REALISMO - a substância de um objeto é aceita como um bem pessoal.
- ANIMISMO - uso de atributos humanos no ensino de ciências. Significa animar, atribuir vida e características humanas às substâncias para explicar fenômenos.
Conteúdo extraído do site Brasil Escola (https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/obstaculos-epistemologicos-segundo-bachelard.htm - acesso em 15/03/2019)
Assinar:
Postagens (Atom)