Tive acesso a esse brilhate texto que gira em torno do parecer nº 15/10 do MEC favorável a retirada da obra Caçadas de Pedrinho de Monteiro Lobato do Programa Nacional Biblioteca da Escola, através do Buzz de Suzana Gutierrez.
O texto é belíssimo e propicia a reflexão profunda sobre o assunto. Educadores e sociedade em geral devem conhecer esses argumentos antes de sair em defesa da obra do escritor.
Segue o link para acesso a postagem: "Não é sobre você que devemos falar, por Ana Maria Gonçalves"
Novas tecnologias na educação: relato de pesquisas e experiências e algumas outras coisinhas
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
domingo, 21 de novembro de 2010
20 de novembro - Dia da Consciência Negra
Data referência para o nosso povo, o dia 20 de novembro foi a data da morte de Zumbi, líder do quilombo dos Palmares, o maior quilombo (espaço de resistência a cruel escravidão brasileira, para onde fugiam os escravos), ali viviam além dos negros, índios e brancos pobres em uma sociedade livre, em contraponto ao que existia no Brasil daquela época. O ano da morte foi 1695.
Essa data foi escolhida como referência do nosso povo para homenagear o nosso herói Zumbi. A indicação desta partiu do Movimento Negro portoalegrense, Fundação Palmares, pois antes celebrava-se a data da abolição da escravatura, 13/05, porém com ciência de que essa abolição não foi um ato de bondade do império, e sim fruto da conjuntura política e econômica da época, onde os demais países que utilizaram a mão de obra escrava já o tinham abolido, nada mais justo que referenciar o líder do principal quilombo brasileiro, símbolo da resistência (muitas vezes negada), é que celebramos essa data: 20 DE NOVEMBRO, DIA NACIONAL DA CONSCIêNCIA NEGRA!
Seguem 315 anos da morte de Zumbi e as condições de vida dos afrobrasileiros continuam à margem da sociedade brasileira. Essa realidade precisa mudar.
Assinar:
Postagens (Atom)