No curso que faço pelo Educarede de Uso do Blog como Recurso Educacional, foi nos solicitada a tarefa de descrever sobre duas ferramentas da Web 2.0 e pensar em uma utilização pedagógica para cada uma. Fiz sobre o Orkut e o Twitter: Orkut - O Orkut (www.orkut.com) é um site de relacionamento virtual. O usuário cria uma página onde adiciona e aceita ou rejeita ‘amigos’. Nesta página ele descreve textualmente o seu perfil e responde perguntas relacionadas às suas preferências, que ficarão disponíveis para outros usuários do site visualizarem, juntamente com sua foto, sua lista de amigos, as comunidades que participa, seus vídeos preferidos, seus álbuns de fotos e demais aplicativos da ferramenta que queira agregar.
Uma utilização pedagógica do orkut pode se dar com a criação de uma comunidade da sua sala de aula de forma que ali se crie um espaço de discussão dos conteúdos vistos ou dos que estão por vir, onde alunos e professores interagem através dos fóruns, emitindo opiniões, analisando, descrevendo com exemplos, ilustrando os diferentes conhecimentos desenvolvidos ao longo da unidade de ensino.
Twitter -
TWITTER é um serviço que permite a publicação de mensagens de até 140 caracteres, através da Web ou SMS (serviço de mensagens de celular). O usuário faz um cadastro para ter acesso ao serviço na página (www.twitter.com), onde criará nome de usuário e senha, tem a opção de colocar uma imagem, que pode/deve ser a sua foto e definir o layout da sua página. Ao entrar no serviço, a página principal de cada usuário é a home, nela, há a pergunta “What’s happening?”(O que está acontecendo?) e um espaço para a postagem limitado, como já coloquei acima, a 140 caracteres. O que o usuário postar, a sua lista de seguidores verá em suas telas (home) do Twitter. Há a opção de buscar pessoas, e ao segui-las, a cada postagem destas será vista em sua tela.
Uma aplicação educacional com o Twitter poderia ser através da criação de um perfil educacional dos usuários de forma que professores e alunos, seguidores uns dos outros, formassem uma comunidade virtual. As postagens versariam em torno dos conhecimentos desenvolvidos tanto na aula presencial quanto através da rede.