quarta-feira, 25 de julho de 2012

Jogos digitais na educação

Que beleza um joguinho. Nesta época de férias escolares, tenho acompanhado o meu filho nos jogos digitais, e me pego envolta, às vezes tanto quanto ele. Esse recurso tão envolvente, que prende tanto a atenção de crianças, adolescentes e até os mais velhos serve e muito para apoiar o processo de ensinoaprendizagem. Segundo Gross (2003) citados por SAVI e ULBRICHT em seu artigo Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios "para serem utilizados com fins educacionais os jogos precisam ter objetivos de aprendizagem bem definidos e ensinar conteúdos das disciplinas aos usuários, ou então, promover o desenvolvimento de estratégias ou habilidades importantes para ampliar a capacidade cognitiva e intelectual dos alunos."
E continuam, ainda citando Gross: "o potencial deles vai muito além do fator 'motivação', pois ajudam os estudantes a desenvolverem uma série de habilidades e estratégias e, por isso, começam a ser tratados como importantes materiais didáticos."


Abaixo, segue um vídeo disponibilizado pelo Canal Educarede, onde a diretora de Educação da Oi Futuro e da Tamboro Educacional, Samara Werner, nos fala também sobre o assunto.

2 comentários:

Impacto da pedagogia moderna disse...

Nelza, agradeço a observação sobre o folder publicado com data passada.
Abraços
Julia

Impacto da pedagogia moderna disse...

Nelza
obrigada por me avisar sobre o folder com data passada.
Abraços
Julia