domingo, 23 de outubro de 2011

Minha participação no I Encontro Interdisciplinar Conexões em Educação e Novas Tecnologias

Durante três dias desta última semana, assisti palestras e participei de workshops que faziam parte do evento comemorativo aos quinze anos do Programa de Pós-Gradução em Informática na Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, o PPGIE-UFRGS. Adianto que foi um evento de excelente qualidade, que proporcionou o arejamento das minhas ideias, reflexões e aprendizado. Agradeço a liberação das duas escolas em que trabalho para a participação neste. Da rede municipal de Porto Alegre eu fui a única presente.

Cheguei a tentar fazer uma cobertura do evento via Twitter de lá, mas minha conexão era via celular e aí processar e digitar naquele teclado a cobertura ficou "meia boca", mas quem quiser conferir procure pela hashtag que eu inventei  e só eu sabia #EncInterdEducNTICs 

Segue um resumo do que anotei sobre o que assisti:

Quarta - 19/10 - WORKSHOP "Como construir vídeos acessíveis?" - ministrado por Lourenço Basso e Fernanda Chagas Schneider.

Vídeos Acessíveis são materiais audiovisuais que respeitam a diversidade humana, permitem que seja possível o acesso por pessoas com diferentes características. Elementos que o caracterizam:
  • legendas
  • quadro de tradução em Libras (PIP)
  • audiodescrição 
Os ministrantes fazem parte da ONG Redespecial - http://www.redespecial.org.br/tutorial01.php. Através dessa página pode-se ter acesso aos tutoriais para criação de vídeos acessíveis.
Abaixo compartilho o arquivo de apresentação quando da ocasião do workshop, que serviu de base para criação dos nossos vídeos. Utilizamos o MovieMaker para transformar um vídeo em vídeo acessível, utilizando o recurso da legenda contido no próprio programa. Para adicionar o quadro de libras, é necessário instalar um plug-in(recurso) de PIP para integrá-lo ao MovieMaker e ter um pouco de habilidade para sincronizar as coisas. Infelizmente não posso disponibilizar o produto final meu, pois na máquina em que assisti ao Workshop não tinha o plug-in necessário.

Um comentário:

l.oliveirabasso disse...

Olá, Jaqueline.
Ficamos muito contentes com tua postagem, mesmo com o contratempo de teres ficado com a única máquina que não estava preparada para o workshop.
Um pena termos tipo pouco tempo para trabalhar este tema tão importante em nossa oficina.
Um abraço.
Lourenço.