Páginas

Páginas

sexta-feira, 15 de março de 2019

Obstáculos Epistemológicos segundo Bachelard

São entraves para a construção do conhecimento científico, obstáculos. Dentre os quais se destacam os seguintes segundo o filósofo:


  1. EXPERIÊNCIA PRIMEIRA - Dá-se preferência às imagens e não às ideias. Quando o professor busca fazer um experimento, ele deve tomar o cuidado para que este seja apenas uma ferramenta auxiliar ao conhecimento ensinado, e não deixar que esse experimentos seja só uma sucessão de resultados visualmente interessantes.
  2. CONHECIMENTOS GERAL - ausência da explicação. Generalizações pré-científicas, que podem tornar um conhecimento extremamente vago. Ocorre quando uma lei fica tão clara, completa e fechada, que dificulta o interesse pelo seu estudo mais aprofundado e questionamento.
  3. OBSTÁCULO VERBAL - mau uso de analogias, metáforas. Há uma tendência de associar uma palavra concreta a uma abstrata, Bachelard seria favorável ao uso das metáforas e analogias depois da apresentação da teoria e não antes, pois devem ser um auxílio e não o foco principal.
  4. CONHECIMENTO UNITÁRIO E PRAGMÁTICO - procura de um caráter utilitário para os fenômenos como princípio de explicação. Resultando que muitas generalizações exageradas provêm de indução pragmática ou utilitária.
  5. SUBSTANCIALISMO - em parte oriundo do materialismo promovido pelo uso de imagens ou da atribuição de qualidades. 
  6. REALISMO - a substância de um objeto é aceita como um bem pessoal.
  7. ANIMISMO - uso de atributos humanos no ensino de ciências. Significa animar, atribuir vida e características humanas às substâncias para explicar fenômenos.


Conteúdo extraído do site Brasil Escola (https://educador.brasilescola.uol.com.br/trabalho-docente/obstaculos-epistemologicos-segundo-bachelard.htm - acesso em 15/03/2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário